5 motivos de você não estar alcançando suas metas

Por que não alcanço minhas metas?

Para muitos de nós, o início de um ano novo vem acompanhado de metas e a empolgação de alcançá-las.

Quais são as suas?

Ter um corpo mais magro e saudável? Alcançar independência financeira? Fazer uma viagem internacional? Ler um livro por mês? Trocar de emprego? Encontrar um grande amor?

Infelizmente, porém, o entusiasmo inicial passa, os imprevistos acontecem, a motivação vai para o beleléu e aqueles desejados planos ficam pra trás.

Pesquisas mostram que apenas 9% dos americanos que estabelecem alvos os alcançam e que 66% das pessoas desistem de suas metas no final de janeiro.

Apesar de algumas metas serem difíceis de atingir, a falha no alvo tem mais a ver com falta de estratégia do que as metas em si.

O que você pode fazer para sair do grupo dos 91% das pessoas que não alcançam suas metas?

Este post foi criado com muito carinho e com muita pesquisa. Tal como eu, talvez você esteja farto de vídeos, leituras e conteúdos-clichê ou onerosos demais sobre o tema. Eu criei esse material para você que quer sair da estagnação que tanto te desanima e para mim também, para eu revisitar constantemente e aplicar as dicas veementemente.

Então, sim — empolgue-se e anime-se porque encontramos o conteúdo que vai fazer a diferença no alcance de nossas metas. 🏌🏻‍♀️

Visualize suas metas

    “Se você pode ver em sua mente, você pode segurar em sua mão.” — Bob Proctor

    Antes de falarmos da visualização em si, precisamos conversar sobre a importância de nos apaixonarmos por nossas metas.

    Se estabelecemos alvos apenas porque achamos que é necessário termos eles em nossa lista, dificilmente iremos realizá-los.

    Suponhamos, por exemplo, que uma das suas metas seja acordar às 5h00 da manhã. Por que você está traçando esse alvo? Ele faz sentido pra você, tem a ver com a sua rotina e a fisiologia do seu corpo? Há razões significativas para você acordar às cinco da manhã ou você acha que é interessante porque muitas pessoas nas redes sociais dizem que essa é a melhor forma de aproveitar o dia?

    Quando não nos apaixonamos por nossas metas, elas escorrem entre os nossos dedos.

    Metas sem propósito genuíno são como plantas de plástico: podem até enfeitar a casa, mas nunca darão frutos reais.

    Com respeito à visualização, não se trata de balela ou papo filosófico. É biologia. Ao visualizar os alvos, o cérebro transita pelos mesmos caminhos neurais percorridos ao efeitivamente realizar uma tarefa.

    A visualização também ajuda a aumentar a motivação. Uma vez que você vê a sua meta se cumprindo, seu corpo e seu cérebro atuam como um diretor que te coloca para dentro de um filme. ❤️

    “Mas eu não consigo visualizar.”

    Consegue sim. De acordo com Brendon Burchard, visualizar trata-se de uma habilidade. Assim como uma criança consegue desenvolver aptidão em usar talheres, todos nós, com treino e persistência, podemos aprender a habilidade de visualizar.

    Para isso, empenhe-se diariamente. De noite, ao deitar na cama, gaste tempo pensando nas coisas que você quer alcançar. Tente sentir os cheiros, as emoções, as sensações e faça isso de novo, e de novo e de novo.

    Se de início for muito difícil, crie um quadro visual numa folha de papel se você for bom no desenho ou peça para qualquer inteligência artificial gerar as imagens para você. Então, visite esse material todos os dias e se concentre nessas visões de futuro. Os resultados são incríveis!

    Tenha metas específicas

      Pesquisas mostram que ser específico em suas metas as tornam três vezes mais possíveis de serem alcançadas.

      “Mas como posso ser específico em minhas metas?”, você talvez se pergunte.

      Defina como, quando e porquê.

      Tomemos como exemplo a meta de ter um corpo mais magro e mais saudável, algo que está na lista de desejo de 9 em cada dez pessoas.

      Para tornar esse alvo específico, precisamos definir alguns pontos:

      • Até quando irei alcançar a meta? Até 31 de dezembro do ano vigente.
      • Como alcançarei essa meta? Comendo de forma mais saudável e frequentando a academia por uma hora, três vezes por semana.
      • Por que quero alcançar essa meta? Porque estou sempre me sentindo ansioso, sem energia e insatisfeito com o corpo que enxergo no espelho.

      Juntando esses pontos, o resultado é a seguinte meta específica: Vou ter um corpo mais magro e saudável até 31 de dezembro de 2025. Para isso, vou me alimentar de forma mais saudável e frequentar a academia por uma hora, três vezes por semana. Preciso alcançar esse objetivo para ficar satisfeito com minha forma física, ter mais energia e melhor saúde mental.

      Essa meta tem muito mais potencial de se realizar porque agora sua mente tem uma definição clara e assertiva do que você deve fazer e porque você deve fazer.

      Não especificar suas metas é como dizer para um pedreiro: “Construa uma casa pra mim”. Por onde ele vai começar? Que tipo de casa ela será? Qual o tamanho, o estilo, o número de cômodos? Com uma planta detalhada, no entanto, onde há medidas, materiais, cronograma e orçamento definidos, o pedreiro saberá exatamente como proceder.

      Defina as etapas de sua meta

        Só existe um jeito de engolir um elefante: dando uma mordida por vez.

        Pode ser assustador alcançar uma meta quando nossa percepção é que ela é tão imensa como um elefante. 

        Se você conseguir redimensionar essa percepção para algo menor e mais praticável, é bem mais provável que você alcance o que almeja.

        Para atingir um nível avançado em um jogo de videogame ou celular, o que você deve fazer? Ir passando de fase em fase, certo? 

        Quando o assunto são metas, você deve estipular alguns marcadores no meio do caminho que servirão como espécies de fases que te ajudarão a fazer progresso em prol de seu alvo.

        No exemplo da meta de conquistar um corpo mais magro e saudável, você pode fazer o seguinte: após conseguir manter a frequência na academia por dois meses, passarei a comer frituras apenas uma vez por mês. Após ficar dois meses conseguindo maneirar na fritura, passarei a reduzir para duas vezes por semana o consumo de doces. Conseguiu captar a ideia?

        Metas sem etapas são como tentar comer um elefante inteiro de uma só vez – você se engasga antes mesmo de começar.

        Acompanhe seu progresso

          Mesmo que aplique os três passos acima, se você não revisar regularmente as suas metas e acompanhar o seu progresso, a chance de você falhar no alcance dos seus objetivos aumenta consideravelmente.

          Não vistoriar o progresso de suas metas é como um médico que prescreve um novo tratamento para seu paciente e não agenda nenhuma consulta de retorno para acompanhar o funcionamento e os possíveis efeitos colaterais.

          Acompanhar o seu progresso é essencial porque . . . 

          • Te dá mais motivação para continuar uma vez que percebe quão longe já chegou.
          • Você consegue identificar áreas que precisa melhorar e consegue proceder com os devidos ajustes.

          A frequência do acompanhamento varia de acordo com as metas que você estabeleceu. Essa vistoria pode ser diária, semanal, mensal ou até mesmo semestral.

          Algo que eu particularmente faço e gosto muito é escrever uma carta para mim mesma onde relato como estão certos aspectos da minha vida, conto onde quero chegar e o que estou fazendo para isso. Então, selo a carta e escrevo bem grande no envelope a data quando tenho que abrí-la, que costuma ser seis meses a partir da data da escrita. 

          A sensação de revisitar o seu eu do passado e comparar com o seu eu do presente é tão diferente! Apenas faça, é muito legal. Depois vem me contar, tá?

          ⚠️ Importante: 

          À medida que você alcança marcos importantes em direção à realização de suas metas, não esqueça de recompensar a si mesma pelos resultados obtidos. Que tal um dia de spa ou quem sabe comprar aquele item que está há tempo em sua lista de desejos?

          A gratificação age como um sistema de recompensa que reforça a ligação entre o esforço e a conquista. Isso aumenta a probabilidade de você repetir esse comportamento no futuro. Além disso, saber que há uma recompensa tangível no final do esforço sustenta a motivação durante o processo.

          Pense em seus alvos como uma jornada

            Eventos inesperados no decorrer do período estipulado para alcançar suas metas poderão comprometer os seus planos. Você ou algum familiar pode ficar doente, podem haver mudanças na sua rotina de trabalho, pode surgir uma viagem inesperada, enfim . . . imprevistos acontecem e talvez te levem a demorar mais tempo do que o desejado para completar os seus objetivos.

            Aqui reside a importância de entender os seus alvos como uma jornada de altos e baixos

            Uma vez que você muda a sua percepção sobre alcançar suas metas você cria a consciência de que haverá obstáculos e dificuldades durante o trajeto. Se você aceita isso, baixa a guarda e se permite experimentar os períodos “de baixa”, você aprenderá importantes lições sobre a vida e ganhará mais entendimento sobre si mesmo.

            Em momentos de desânimo, talvez reler as frases abaixo possa te ajudar e te motivar:

            ★ Você não precisa controlar tudo. Você só precisa retornar.
            ★ Radicalismo trava. Continuidade regula.
            ★ Voltar é um ato de autocuidado, não de culpa.

            É como uma roda gigante — ora estamos lá em cima, ora lá embaixo. Quando estamos no alto da roda, temos a certeza que chegará o momento que alcancemos o nível mais perto do solo; e quando lá chegarmos, sabemos que logo logo voltaremos ao pico da roda.

            Com esses cinco lembretes em mente, é hora de arregaçar as mangas! Mãos à obra e sucesso para todos nós! 🫶

            Não esqueça de voltar aqui e contar os resultados que você obteve, será uma alegria para mim saber!

            Gostou deste artigo? Então compartilha com alguém!

            Deixe um comentário

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            Siga-me nas Redes

            Mais Lidos

            Categorias

            Você também vai gostar disso:

            Falsos moralistas são como lobos em pele de cordeiro
            Comportamento

            Uma epidemia de falsos moralistas

            Você identifica facilmente, se irrita profundamente e repudia amargamente os falsos moralistas? Então pega uma cadeira, senta aqui e venha desabafar comigo. Falso moralista é

            Eu odeio o Natal
            Comportamento

            Eu odeio o Natal

            Odiar é uma palavra forte. Na verdade, eu não gosto do Natal. Sei que é uma opinião impopular e que alguns podem me condenar e

            Romantização da pobreza conexão com história da raposa e das uvas
            Comportamento

            A romantização da pobreza

            “A favela venceu”, disse a cantora Ludmilla em 2024 no palco do Coachella, na Califórnia, Estados Unidos, numa apresentação que lhe rendeu cerca de, no