A única coisa que eu não gostava na temática de viajar era arrumar a mala.
Você também detesta essa parte?
E a coisa fica ainda mais tenebrosa quando o assunto é arrumar a mala para voltar pra casa, uma vez que costumamos fazer algumas comprinhas e na hora de alocar tudo na mala, a missão é tão simples quanto colocar São Paulo dentro do Rio de Janeiro.
Pois bem. Depois de tantos anos viajando, eu finalmente aprendi a arrumar a mala com decência e dignidade. E o mais estranho – passei a gostar do que outrora me assombrava.
Vou compartilhar algumas dicas que vão mudar completamente a forma como você costumava arrumar sua mala. Vai caber tudinho e arrisco dizer que até mesmo vai sobrar espaço.
Vou adiantando que os dois segredos básicos consistem em (1) dobrar as roupas da maneira correta e (2) alocar os itens semelhantes no mesmo espaço.
Dica 1 para arrumar a mala: dobre as roupas da forma correta
Você já tentou arrumar as roupas em forma de rolinhos para depois alocá-las na mala? Eu já, e minha experiência permite-me ser convicta em afirmar que este não é um bom método. Não há um devido aproveitamento de espaço fazendo isso.
E aquelas dicas do YouTube e do Pinterest sobre encaixar uma roupa dentro da outra de uma forma tão elaborada que é praticamente impossível descrever em palavras? Eu já tentei e também não achei funcional.
Sabe como eu costumava arrumar minhas roupas dentro da mala?
Eu fazia uma mistura entre peças dobradas e outras dispostas em rolinhos e ia encaixando do jeito que eu achava que ficaria o mais eficaz possível. Adiantava? Não, não adiantava. Eu por fim terminava por mendigar espaço na mala da minha mãe ou da minha irmã, o que sempre desgostei profundamente uma vez que todas estamos no mesmo barco – fazer milagre pra caber tudo na mala.
Depois de diversos testes, compartilho com vocês um método tão infalível que quisera eu batizá-lo com um nome. Não o faço porque (1) não é de minha autoria (2) não tenho criatividade para tanto.
Ao arrumar a mala, o jeito mais adequado de dobrar suas roupas – desde regata até calça jeans – é dobrá-las de tal forma que elas fiquem praticamente com a mesma dimensão na altura e na largura. Elas devem ficar o mais próximo possível de um quadrado.
Por quê?
Porque a intenção é dispô-las na vertical dentro de sua mala. Como se elas fossem prontuários dentro de uma gaveta de arquivo.
Por isso, tente fazer com que a dimensão de pelo menos uma das partes da roupa dobrada fique da altura do compartimento da mala onde você colocará as roupas.
Vou mostrar alguns exemplos:
Depois de dobrar todas as peças neste formato, aloque as roupas dentro da mala desta maneira:
Percebeu como sobrou espaço?
No compartimento reservado para roupas é interessante você não colocar líquidos ou itens que possam sujar suas vestimentas. Recomendo que você preencha o espaço alocando, por exemplo, suas roupas íntimas e, quem sabe, acessórios.
E é aqui que chegamos na segunda importantíssima dica.
Dica 2 para arrumar a mala: semelhante com semelhante
Eu costumava dispor os demais itens da mala encaixando uma coisa aqui, outra acolá. Os pares de calçados, inclusive, eram divorciados porque nunca ficavam juntos.
Parece que é uma forma inteligente de aproveitar o espaço, certo?
Errado!
Siga o padrão estabelecido por Noé na arca e separe espécie por espécie.
Invista em alguns organizadores e nécessaires (aquelas que ganhamos na compra de produtos de beleza são ótimas para esta finalidade) e agrupe cosméticos com cosméticos, acessórios com acessórios, e assim por diante. Os pares de calçados, inclusive, farão as pazes e ficarão juntos, ok? Aqueles sacos que costumam vir com os sapatos serão muito bem vindos, uma vez que os solados de calçados, embora higienizados, não são a coisa mais limpa que existe neste mundo.
No caso dos calçados, otimiza-se espaço quando eles são alocados dentro do saco ou mesmo de uma sacola plástica, deste modo aqui:
Não é necessário encaixar meias, desodorante, cremes ou outros itens dentro dos calçados. O conselho que eu te dou é igualmente separar as meias e roupas íntimas numa embalagem própria, como mostro na imagem abaixo.
Dica de ouro: se você tem meias e roupas íntimas antigas que rogam por substituição, leve a quantidade necessária que te possibilite usá-las e depois descartá-las, assim você não precisará lavá-las e correr o risco de elas não secarem; ou o pior, levar elas sujas dentro da mala de volta pra casa.
A seguir, mais alguns exemplos de como separar os itens para, posteriormente, dispô-los dentro da mala.
É digno de nota que carregadores não são itens passíveis de despacho. Logo, eles devem ficar na mala de mão ou bolsa pessoal. Para facilitar o manuseio, indico também alocar organizadamente seus itens na mochila ou bolsa que você portará, como no exemplo abaixo.
Depois de fazer todas estas separações, o próximo passo é apenas alocar estes organizadores dentro de sua mala. É incrível o espaço que sobra na mala organizando-o desta forma. Repare a folga que ficou na minha:
Há itens que facilmente esquecemos de levar para viagens e que fazem muita falta. Um deles, para mim, é o sabão. Nada como um sabão em barra para lavar as roupas íntimas! Até uma escovinha vai bem, em caso de sujarmos o calçado ou coisa assim. Algo simples que sinto saudade quando esqueço é a capa do óculos corretivo. Que perigoso é deixar o óculos solto na bolsa quanto o retiramos para fazer uma sonequinha durante o voo.
A seguir, na imagem, menciono mais alguns itens que considero essenciais quando levo junto e saudosos quando esqueço.
Na sua próxima viagem, que tal experimentar esse método ao arrumar sua mala? Depois volte aqui pra me contar o que achou da experiência.
Uma resposta
Amiga obrigada pela dica . Apliquei e deu certo. Vc e demais 🥰🥰