Quão grande e poderosa é a L’Oréal Paris?

mulher em loja de cosméticos e maquiagens da L'Oréal Paris
"Porque você merece". Conheça alguns números e dados da L'Oréal, marca de beleza número 1 e dona deste slogan mundialmente conhecido.

Fundada em 1909 por Eugène Schueller e sediada em Clichy, na França, a L’Óreal Company é uma marca que abrange várias categorias de beleza: cabelo, maquiagem e cuidados com a pele. 

De acordo com o Euromonitor, a L’Oréal Paris é a marca de beleza número um no mundo. 

O que faz a dona do bordão “Porque você merece” ser tão mundialmente conhecida e estar há tanto tempo bem estabelecida no mercado de beleza?

L’Oréal – Merecedoras nos quatro cantos do planeta

Um estudo revelou que, ao redor do mundo inteiro, no geral as pessoas preferem marcas acessíveis, e a L’Oréal Paris encabeça a lista destas companhias. A gigante francesa é particularmente popular na Holanda, Bélgica, Hungria, Ucrânia, Brasil, Colômbia, Argentina, Índia, Tailândia e Turquia. É também a marca mais popular em três continentes: Ásia, Europa e América do Sul. Contrariando as probabilidades, só não é a marca preferida dos franceses, que, ao que parece, preferem a marca de luxo Guerlain.

Em segundo lugar, logo após a bilionária marca francesa, vem a americana CoverGirl, líder em 10 países ao redor do mundo e em dois continentes – América do Norte e Oceania. Seguem nesta lista a Maybelline, NYX Professional Makeup e Avon, com produtos que também são vendidos a preços acessíveis.

Com a ajuda do impacto e da influência das redes sociais, as marcas fundadas por celebridades também estão fazendo sucesso. A KKW Beauty de Kim Kardashian é a marca número um do ranking nos EUA, enquanto a Kylie Cosmetics de Kylie Jenner é a nona em todo o mundo – no mesmo nível da Dior – sendo a marca mais popular em quatro países do mundo. Mas é Rihanna quem domina o mundo das marcas de beleza de celebridades, com a Fenty Beauty, que ocupa o quinto lugar no ranking global, graças à popularidade em alguns países africanos (Etiópia, Quénia, Nigéria).

O mesmo estudo conta que Hong Kong é a capital mundial da beleza (de prestígio), com nada menos que seis marcas de cosméticos em primeiro lugar, incluindo Chanel, Shiseido, Estée Lauder, Clarins e Bobbi Brown.

L’Oréal – Há 115 anos firme e forte no mercado

Qual a estratégia tão bem sucedida de constante crescimento da L’Oréal, marca de beleza número um há tanto tempo?

Jean Paul Agon, CEO da L’Oréal desde 2006, explica que há muito investimento na compra de outras empresas menores.

“Nosso modelo é, e tem sido há 50 anos, comprar uma marca em um estágio inicial porque acreditamos que ela pode se tornar um player de sucesso global. Por exemplo, compramos a Kiehl’s em 2000, quando o negócio gerava US$ 20 milhões anualmente. Era uma única loja na cidade de Nova York e tinha alguns balcões na Saks (loja de departamentos). Depois, durante 20 anos, construímos o negócio e agora ela gera 1,37 mil milhões de dólares por ano. A forma como crescemos é exatamente esta combinação de comprar e crescer – não comprar ou crescer.”

“Atualmente temos 36 marcas internacionais. A L’Oréal é apenas uma delas, mas é aquela com que começamos e representa cerca de 25% das nossas vendas. É, na verdade, a única marca que não compramos.”

Dentre as marcas que a L’Oréal possui, podemos citar grandes nomes como Garnier, Lancôme e Ralph Lauren.

Aliás, como mostra a imagem a seguir, praticamente todas as marcas que conhecemos fazem parte de um dos sete gigantes do mundo da beleza.

Sete grandes líderes são donos das 182 principais marcas de beleza
Fonte: Business Insider

Ao controlar uma gama de marcas, desde as de mais baixa até às de alta qualidade, e ao oferecer produtos cosméticos a homens, mulheres e crianças ao redor do mundo, respeitando os diferenças étnicas, a L’Oréal posicionou-se de forma muito efetiva como uma empresa que tem um produto para todos.

L’Oréal – Tecnologia e Inovação

A L’Oréal Paris, tem por característica essencial uma grande capacidade de se adequar às exigências do mercado e fazer bom uso da tecnologia em favor de seus produtos e seus clientes.

Em 2020, por exemplo, a marca de beleza número 1 investiu quase 1,2 mil milhões de dólares em Investigação e Desenvolvimento.

Tecnologia empregada em aplicativos de beleza

Um bom exemplo da adaptabilidade da marca francesa foi a forma como a empresa se posicionou frente ao recente lockdown devido a pandemia de COVID 19.

Durante este período, que iniciou em meados de 2020, as mulheres ficaram impossibilitadas de ir até os salões de beleza para pintar seus cabelos.

Foi então que a L’Oréal Paris disponibilizou um concierge de cores online, utilizado para reproduzir recomendações como se fosse um estilista.

“Havia uma ferramenta de diagnóstico para ajudá-lo a selecionar seu produto e, se você precisasse de ajuda adicional, poderia enviar uma mensagem de texto e obter uma consulta virtual com um consultor ao vivo para ajudá-lo”, disse Ali Goldstein, presidente da L’Oréal Paris nos Estados Unidos.

Confira alguns dados da L’Oréal Paris de acordo com a Forbes:

Funcionários

87.400

Listas da Forbes “As melhores empresas do mundo para mulheres (2023)”

#15

Listas da Forbes “Os melhores empregadores do mundo (2023)”

#36

Receita

US$ 40,2 bilhões

Ativos

US$ 50 bilhões

Lucros

US$ 6 bilhões

Aqui no site tem um post muito interessante sobre Liliane Bittencourt, a filha do fundador da L’Oréal e, por muitos anos, a mulher mais rica do mundo. Conheça melhor alguns dramas da vida desta mulher, herdeira de um império bilionário.

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2 respostas

  1. Verdade! A gente pensa que tem liberdade de escolha, mas a verdade é que estamos presos a estes poucos.

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