A primeira vez que coloquei meus pés em território turco foi em agosto de 2018. Esboço um sorriso no rosto com a simples menção.
Há registros que atestam que o Jardim do Eden estabeleceu-se em um local que faz parte da Turquia. Eu não preciso que me apresentem qualquer evidência acerca disso. Pra mim é totalmente justificável que Deus tenha escolhido uma porção daquela terra para fundar o lugar paradisíaco onde o primeiro casal humano se instalou.
A Turquia me encanta não apenas pelas cores vibrantes, comidas saborosas e natureza exuberante. A parte mais emocionante da Turquia são os turcos. Acredite em mim – os turcos são um povo muito legal! Eles contribuem em muito para a Turquia ser esse tão fascinante país.
Tive o privilégio de morar por cerca de cinco meses na Turquia em 2023. Em posse desta singela mas não descartável bagagem, creio que tenho informações interessantes para compartilhar com quem tem planos de visitar a Turquia ou apenas gosta deste tipo de leitura.
Vou começar por lugares óbvios que não podem faltar. E depois, sigo a lista com locais não tão comuns aos turistas.
E lá vamos nós . . .
Ah, antes de começar oficialmente, recomendo fazer uma viagem onde a Turquia seja o único destino. Mesclar uma viagem para a Turquia com outros países, como a Grécia, ao meu ver não é uma escolha sensata uma vez que a Turquia tem um longo e completo acervo de lugares indispensáveis para visitação. Talvez você perca locais interessantes ao tentar “otimizar” o tempo desta forma.
1. Istambul
Istambul é a principal cidade turística da Turquia. É também onde você aterrizará ao chegar no país, provavelmente no Aeroporto de Istambul (IST).
Istambul (para os turcos, İstanbul) trata-se da maior cidade da Turquia e foi a capital do Império Bizantino e do Império Otomano. Durante um período de 2500 anos, foi uma das cidades mais cobiçadas do mundo antigo. Parte do seu território fica na Europa, parte fica na Ásia.
Quando minha família e eu estivemos em Istambul, nos hospedamos no Mr Cas Hotels Taksim, um charmoso e agradável hotel de excelente localização. Fica na rua Istiklal, uma via onde passam apenas pedestres e um trenzinho inevitavelmente “fotografável”. Nesta localidade também há diversos restaurantes e lojas. Falando um pouco mais sobre o hotel, o café da manhã é delicioso e os quartos são muito confortáveis. A rua é barulhenta? Sim, é barulhenta. Esta é a única desvantagem que posso mencionar acerca do hotel.
Sugiro fortemente a contratação de um guia turístico local e licenciado para melhor aproveitamento dos passeios. A Turquia é cheia – cheia – de histórias e ricos detalhes destas histórias. Apenas não sugiro a que contratamos, hehehe. Então nesta parte não vou poder te ajudar.
Em Istambul visitamos a Basílica de Santa Sofia, uma antiga catedral cristã ortodoxa que depois se tornou uma mesquita, um museu, e atualmente voltou a ser uma mesquita; e também conhecemos a Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed, famosa pelos impressionantes 20.000 azulejos de cerâmica pintados à mão que decoram seu interior.
Passeamos pela cidade antiga e visitamos lindas tapeçarias, comemos milho da carrocinha, experimentamos o famoso simit, o curioso sorvete acrobata e o típico kebab cozido dentro jarro de barro.
Tivemos momentos únicos ao conhecer o Palácio de Topkapi, um dos lugares mais historicamente importantes da Turquia, onde sultões otomanos residiram por cerca de 400 anos. Experimentamos mantı, uma espécie de ravioli com molho vermelho e finalizada com uma porção de iogurte; pide, a deliciosa e imperdível pizza turca; e os acompanhamentos típicos da culinária turca que antecedem os pratos principais. Todos pra mim ganharam cinco estrelinhas! Cinco de cinco, é claro.
Caminhamos sem rumo definido pelas encantadoras ruas que cercam os pontos turísticos, entramos em lojas de produtos de cerâmica e compramos coisas que nossa mala olhou com desespero. Visitamos também o famoso hotel Four Seasons at Sultanahmet, que localiza-se no bairro histórico de Sultanahmet e funcionava uma prisão no início do século 20. Embora restaurado, o edifício preserva características arquitetônicas da época que fora construído.
Ficamos deslumbrados ao conhecer o luxuoso Palácio Dolmabahçe, maior palácio do país e local que substituiu o Palácio de Topkapi como residência oficial dos sultões otomanos em 1856. Ao contrário do Palácio de Topkapi, que possui uma arquitetura tradicional otomana, o Dolmabahçe foi projetado em estilo europeu. Sua grandiosidade lembra os palácios europeus, como o Palácio de Versalhes.
Atravessamos o Bósforo num agradável passeio de barco, tomamos limonata por três liras turcas e nos fascinamos com a explosão de cheiros, cores e sabores do Grande Bazar (Kapalıçarşı, em turco). O local dispõe de muitos souvenirs, artigos de cerâmica, acessórios de prata, perfumes, especiarias, doces e comidas locais. Recomendo demais a visitação, mas para comprar, opte pelas ruas que o circundam, onde você encontra os mesmos itens, porém com o preço significativamente menor.
É indispensável que você não saia da Turquia antes de experimentar o café turco e se deliciar com um dos mais deliciosos doces que seu paladar irá desfrutar durante sua existência – o künefe. Trata-se de uma sobremesa tradicional do Oriente Médio feita com uma massa fina recheada com queijo branco (geralmente queijo de cabra ou o queijo Hatay) e assada até ficar crocante e dourada. Depois, é regada com uma calda doce e decorada com pistaches triturados. O contraste entre o queijo derretido e a textura crocante da massa, combinado com a doçura da calda fazem do künefe uma sobremesa única!
E como eu poderia esquecer! Não esqueça de tomar chá turco, preferencialmente no pequeno copo em forma de tulipa utilizado especificamente para este fim.
Especialmente no Grande Bazar e nas intermediações deste local você terá oportunidades diversas de interagir com o povo turco. Interagir e se divertir. Eles são demais! Os turcos, na sua maioria e de acordo com minha constatação, são um povo visivelmente feliz. Amigos andam abraçados ou enganchados na rua, conversando em alto volume e muita empolgação. É comum você encontrar grupos de turcos cantando nas ruas por uns trocadinhos e pelo simples prazer de estar na companhia dos amigos, vocalizando com amor músicas locais animadas e envolventes.
2. Capadócia
A Capadócia (Kapadokya para os turcos) não parece um lugar de verdade. Parece extraído de livros de fantasia. É realmente uma localidade atípica e fascinante.
Na Capadócia, sobretudo na parte turística, todos as construções – desde moradias até comércios – são escavadas e estabelecidas em cavernas.
“Por que a Capadócia tem esta anatomia?”, talvez você pergunte.
É por causa da sua geologia vulcânica. Há milhões de anos, vulcões extintos na região derramaram camadas espessas de cinzas vulcânicas que se solidificaram em de um tipo de rocha que é relativamente macia e fácil de esculpir.
Com o tempo, a erosão causada pelo vento e pela água modelou a paisagem, criando as famosas “chaminés de fada” e vales rochosos.
Minha família e eu nos hospedamos no hotel Imperial Cave Suites & Spa durante nossa estadia na Capadócia. Fico muito feliz que dentre tantas opções de hotéis nesta área tenhamos escolhido justamente este. Na verdade, minha irmã que escolheu. Passamos momentos excelentes lá, tudo era impecável e feito com muito carinho. Trata-se de um hotel familiar e não conta com muitas cavernas, opa, quartos. Isso possibilita pequenos detalhes que grandes hotéis não conseguem dar conta. O café da manhã é incrível, de muita qualidade.
Se você estiver vindo de Istambul, perceberá que a culinária turca é ainda mais incrível na Capadócia. Além disso, há vinhos locais elogiados e premiados.
É muito curioso fazer o roteiro desta forma porque anteriormente você estava na agitada e badalada Istambul e agora, repentinamente, tudo fica muito mais silencioso e calmo. Inclusiva a cartela de cores, que outrora era vibrante e agora é de tons pasteis. Mas essa transição ocorre de uma forma muito distante do tédio. A Capadócia tem muito a te impressionar.
Foi na Capadócia que experimentamos o famoso banho turco. É uma experiência de vida, não deixe de separar um fim de tarde para esta programação. O hotel pode te dar boas indicações de casas de banho turco e reservar um horário também, uma vez que é preciso marcar previamente.
Rimos de doer a barriga fazendo um inusitado passeio de buggie por paisagens que dificilmente podem ser acessadas senão desta forma. Não há limitação etária para esta aventura, conforme minha sobrinha ilustra abaixo.
Neste passeio dirigimos em trilhas de terra, vales e planaltos, com vistas espetaculares das famosas “chaminés de fada” e outras incríveis formações rochosas. Este passeio culmina no pôr do sol, quando o alaranjado do céu cria paisagens ainda mais incríveis.
Recomendo com muita ênfase que você contrate um guia turístico pelo menos um dia para fazer um passeio de cunho histórico na Capadócia. E aqui sim tenho uma indicação maravilhosa pra fazer, é uma guia turca que fala o português do Brasil fluentemente. Se precisar, é só escrever pra mim que te passo o contato.
Este passeio histórico é totalmente diferente do tipo de narrativa que você teve em Istambul – palácios e edificações a nível térreo. Na Capadócia, as experiências são, na sua maioria, debaixo da terra. Isso não é empolgante?
Derinkuyu e Kaymakli foram duas cidades subterrâneas que visitamos na Capadócia. Elas foram esculpidas nas rochas vulcânicas e serviram como refúgio para as primeiras comunidades cristãs que fugiam de perseguições. A guia turística te contará detalhes muito surpreendentes sobre a vida em comunidade nessas cidades debaixo da terra, que possuíam diversos andares!
Visitamos também o Museu a Céu Aberto de Göreme, o Vale de Ihlara, a Fortaleza de Uçhisar e as cavernas de Avanos, onde eu tive a feliz experiência de moldar um vaso de cerâmica.
Ai ai . . . será que esqueci alguma coisa?
Siim! O icônico passeio de balão na Capadócia, certo?
Pois bem, no último dia de nossa estadia na Capadócia, acordamos por volta das quatro horas da madrugada rumo ao passeio de balão ao nascer do sol.
Sabe aqueles passeios super turísticos que tu te sempre na obrigação de fazer uma vez que o local está meio que atrelado a esta experiência? E tu acaba experimentando e depois percebe que não era tudo aquilo que falavam? O passeio de balão na Capadócia não cabe nem um pouco nesta classificação. O passeio de balão na Capadócia foi uma das coisas mais emocionantes que eu já fiz em toda a minha vida!
É uma aventura bem cara. Lembro que na época pagamos trezentos euros por pessoa. Mas não há melhor forma de aplicar este valor senão vivendo esta experiência!
Quando tu está lá em cima, com uma vista tão absoluta do nascer do sol num céu lotado de coloridos e simpáticos balões, tu vive uma sensação de que não há problemas no mundo e que a vida é incrivelmente boa. Por uns instantes, tu sai da realidade. E durante todo aquele dia tu tenta seguir o restante das programações naturalmente sem as pessoas perceberem que tu ainda está entorpecida com aquele sentimento e aquela lembrança que seguem vivos e não plenamente processadas dentro de ti, tamanha a magnitude do que foram.
3. Ankara
A capital turca que mora no meu coração, uma vez que foi meu lar por alguns meses.
Ankara, para mim, é simplesmente a cidade onde vivem pessoas muito estimadas, solidárias, gentis, divertidas e alegres que tive a honra de conhecer.
Foi em Ankara que eu conheci legitimamente o povo turco e percebi quão legais eles são. Os turcos são um povo feliz. Eles amam conversar. No ônibus, por exemplo, é possível ver que meros desconhecidos podem ter conversas longas e empolgantes. Eles estão sempre tentando puxar assunto e a ignorância do idioma da outra parte (no caso, eu) não é impedimento para eles seguirem se esforçando.
O povo turco valoriza muito as refeições com a família e os amigos. Restaurantes estão lotados em plena terça-feira. E nestes locais, onde a música tradicional turca já embala o ambiente em um volume um pouco mais elevado do que eu selecionaria, as vozes altas pronunciadas em conversas animadas, onde o celular não tem vez, criam uma atmosfera que no começo parece caótica, mas com o tempo, se torna curiosamente agradável.
Ankara é o lugar de maravilhosos restaurantes e de empolgantes shoppings. Minha irmã e eu amávamos passar as tardes de sábado no ANKAmall, Kentpark Shopping Center e Armada Shopping and Business Center. Foi nestes locais onde descobrimos a moda turca que, ao nosso ver, é de melhor bom gosto que a moda italiana, sobretudo para homens. Marcas de roupas que amamos e recomendamos são Ceyo, Dagi, Desa, Derimod, Ekol, Elle, Ipekyol, Jimmy Key, Mavi, Network, Penti, Sarar, Vakko, Yargıcı e, é claro, nossa preferida – Rue; certo, Thai?
4. Izmir
A começar, Izmir é costeada pelo mar Egeu, o que já traz à cidade uma atmosfera naturalmente diferenciada.
Izmir é a terceira maior cidade da Turquia. Era conhecida como Esmirna na antiguidade e tem mais de 3.000 anos de história. Foi uma importante cidade da Grécia Antiga, tendo sido um centro comercial e cultural.
Hoje, Izmir é uma cidade moderna e cosmopolita. Os turcos que lá habitam tem um estilo de vida mais relaxado que nas localidades anteriormente citadas. Em Izmir, é comum ver em plena segunda-feira um número significativo de izmirenses em bando com cadeiras debaixo dos braços que acabam por ser colocadas nos calçadões à beira-mar, onde ficam conversando até tarde da noite descontraída e levemente. Eles também dançam músicas típicas sem medo de ser feliz. É curioso como observar o povo de Izmir te leva a repensar certas coisas da vida.
Assim como Ankara, Izmir tem muitos lugares deliciosos onde comer. Sobretudo confeitarias muito charmosas e aconchegantes. Indico as Özsüt Select, İstinye Kahvecisi (no shopping İstinyePark İzmir) e Alaköy Pastanesi.
Aliás, este bairro onde estão a primeira e a terceira confeitaria que mencionei no parágrafo anterior é extremamente agradável! O nome dele é Kültür. Você pode ficar caminhando o dia inteiro nestas redondezas e desfrutando do passeio, dos restaurantes e das lojas que encontrará no caminho.
Reserve um turno do seu dia para passeio e compras no İstinyePark İzmir, o shopping mais lindo da Turquia! Tem uma área de alimentação bem diferenciada, muito charmosa. Lá, procure por este doce postado junto deste parágrafo e depois volte aqui pra me contar o que achou. É numa tenda bem pequena. Desculpa, esqueci o nome dele. Volte aqui inclusive se descobrir o nome e onde vende.
Não perca o delicioso gevrek, que é uma espécie de sanduíche típico de Izmir, no Zeynel Ergin Gevrek Fırını. É sensacional! O bairro onde fica este estabelecimento é muito bonito, você gostará de passear por lá além de fazer esse lanche delicioso.
Izmir também conta com uma Ágora, mas minha irmã e eu não achamos muito interessante a visitação. Por outro lado, visitar a casa do Atatürk, ou Mustafa Kemal Atatürk, o pai dos turcos, presidente que mudou toda história da Turquia e personalidade política e social que os turcos mais amam, este sim é um programa que muito indico.
Há uma espécie de Grande Bazar, assim como em Istambul, em Izmir. Esta também é uma visitação que vale a pena. Lá, há uma entrada cujo nome é o Cevahir Bedesteni. Trata-se de uma parte histórica do Grande Bazar, onde joias, pedras preciosas e outros itens valiosos eram (e ainda são) vendidos desde tempos otomanos. Tem anéis de prata com preço muito acessível bem como irresistíveis souvenirs.
Uma parada um tanto quanto inusitada, porém muito interessante, é no salão de beleza Alsancak Salon Saç Makas Ferit Yeter. O cabeleireiro que lá atende é um verdadeiro artista. Se você quiser dar um tapa no visual, garanto que não irá se arrepender. Eu sei, tu não fala turco e ele não fala inglês, mas acredite, estranhamente vocês vão se entender.
Na parte dois desta série de lugares que eu “recomendíssimo” na Turquia vou explorar localidades mais diretamente relacionadas à natureza. Me acompanhe, vai ser bem legal.
Uma resposta
Su. Amei relembrar tds essas particularidades da Turquia . Tb já estive lá e amei . Não tive à oportunidade de ficar mt tempo. Foi mt bom saber mais sobre. Esse povo tão amável, aguardo pela próxima edição 🩷🩷🩷