Conforme conversamos no post anterior, a necessidade do uso diário de filtro solar parece ser uma grande falácia.
Além de não existirem pesquisas conclusivas que associem a exposição solar à melanomas, a privação solar traz prejuízos significativos à saúde da espécie humana.
Por outro lado, é claro que é insensato defender uma exposição exacerbada ao sol sem qualquer tipo de cuidado.
Sendo assim, qual é a forma inteligente e segura de tomar sol?
Nessa leitura vamos ver como três mulheres de excelente saúde e belas cútis se expõem ao sol sem medo de ser feliz e quais os cuidados que elas adotam ao fazer isso.
Isabella Fiorentina – sem filtro solar e cada vez mais linda
Como eu comentei na leitura que antecede este post, foi a Isabella Fiorentino quem me inspirou a procurar mais sobre o benefício de nos permitirmos tomar sol mais livremente e o malefício de diariamente aplicarmos uma espessa camada de ingredientes químicos – e quiça nocivos – sob o órgão mais exposto do nosso corpo por rigorosamente usarmos filtro solar.
Em o sol não é o vilão que a indústria faz parecer. Longe disso. Bem longe disso.
Nosso corpo foi maravilhosamente criado com alguns mecanismos de defesa, como a melanina.
O que é, exatamente, a melanina e quais são seus benefícios?
A melanina é um pigmento marrom produzida pelos melanócitos, células localizadas principalmente na camada basal da epiderme. É a responsável pela coloração da pele e pela proteção contra os efeitos nocivos da luz ultravioleta.
Sim. A melanina protege a pele do sol. É o mecanismo natural de defesa do corpo contra queimaduras solares.
Quando usamos um protetor solar químico, inibimos essa proteção natural que recebemos de fábrica e mais, impedimos que nosso corpo absorva a indispensável vitamina D, que possui propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras. Tal vitamina é uma espécie de vacina contra graves doenças, inclusive o câncer.
O sol é a principal fonte de vitamina D. A maioria de nós, inclusive a Isabella Fiorentino, sabe disso. Por isso, ela aproveita todos os benefícios da exposição solar sem muitas neuroses.
Se você faz tratamentos abrasivos na pele como peelings, laser e uso de ácidos, então você tem que usar filtro solar com rigor.
No entanto, se assim como a Isabella você descarta tais tratamentos, o sol pode ser seu aliado. A modelo comenta que aprendeu com seu dermatologista que o segredo é hidratar muito bem a pele antes e depois de receber luz solar.
A cosmetóloga Roseli Siqueira recomenda que pessoas que tem planos de pegar sol por um período prolongado seja por motivo de férias ou por iniciativa pessoal, devem iniciar um tratamento de hidratação da pele pelo menos um mês antes de iniciarem a exposição solar.
Isabella Fiorentino reconhece que quem toma sol e não hidrata a pele terá, sim, manchas na pele. E acrescenta que caso você não for responsável e um tanto quanto metódica em cumprir as rotinas obrigatórias de quem se expõe ao sol por um período determinado sem o uso de filtro solar – isto é, aplicar máscaras faciais de hidratação e passar óleo ou creme hidratante enquanto você toma sol e depois – o ressecamento da pele vai fazer você ter rugas e também manchas.
Quando toma sol no rosto, Isabella inclusive dispensa o uso de sabonete líquido para lavar o rosto tanto de manhã quanto à noite, justamente para evitar o ressecamento da pele. Nestes casos, ela utiliza apenas um spray hidratante para limpeza e retirada dos produtos que aplica no rosto.
Comentando especificamente sobre os produtos que faz uso, Isabella passa óleo de abóbora no corpo e no rosto antes e depois de tomar sol. A modelo também faz uso de máscaras faciais por vinte minutos diários depois que se expõe ao sol. E como está a pele dela? Linda, jovem e reluzente! E o mesmo pode-se afirmar sobre sua saúde.
Outra dica de beleza que Isabella divide conosco é a de finalizar a skin care – tanto matinal quanto noturna – com óleo de origem vegetal, especialmente aqueles que são misturas próprias para o rosto. Alguns que a modelo indica são os óleos das marcas Roseli Siqueira, La Mer, Care, Charlote Tilbury e Hela Beauty.
Opções mais acessível são o óleo de jojoba, óleo de coco e azeite de oliva extra, para citar alguns. O importante é que seja óleo vegetal e não mineral como, por exemplo, os óleos da Jhonson e Johnsons.
Jean – a asiática que não usa filtro solar
Jean é asiática, terapeuta nutricional e autora do blog What Grandma Ate. Ela mora no sul da ensolarada Califórnia.
Ela relata que raramente usa protetor solar e que não se queima, a menos que seja irresponsável com a forma como toma sol, o que ela diz não acontecer há muito tempo.
Jane conta que passar 20 minutos diários ao sol melhorou drasticamente seu humor e a qualidade de seu sono.
Asiática e de pele clara, Jane entendeu que a maneira certa de obter luz solar sem se queimar ou danificar a pele é fazer isso com inteligência.
Depois de receber a dosagem de sol certa de acordo com seu tom de pele, ela se cobre. Lembrando que, quanto mais escura for sua pele, mais exposição ao sol será necessária para obter um nível adequado de vitamina D.
Uma coisa interessante que Jane observou é que a queimadura solar em si é uma inflamação, é o seu corpo lhe dizendo que há uma razão para você ser tão suscetível a essa inflamação.
Sendo assim, o segredo de Jane é alterar o que você coloca em seu corpo com uma dieta antiinflamatória para proteger melhor sua pele contra o sol.
Essas mudanças não são drásticas.
Ela aconselha o seguinte:
– Coma gorduras saturadas e ômega-3 saudáveis. Essas gorduras incluem manteiga, carnes, peixes selvagens e óleo de coco.
– Evite alimentos processados, açúcares refinados e óleos refinados como canola, milho e soja. Todos esses alimentos criam inflamação no corpo e são a causa dos problemas de saúde modernos.
– Fique hidratado. As pessoas subestimam a importância de beber água de forma consistente. Se você estiver ao sol, isso deve ser uma prioridade ainda maior. Experimente adicionar uma pitada de sal marinho rico em minerais para hidratar ainda melhor.
– Obtenha vitamina D aumentando gradualmente o tempo que você se expõe ao sol. Se faz tempo que você não toma sol, comece devagar e vá aumentando pouco a pouco o tempo ao ar livre. Fazer isso aumentará seu nível de vitamina D no sangue e, eventualmente, você ficará mais resistente a queimaduras solares.
– Coma tomate. O licopeno é encontrado no tomate e trata-se de um grande protetor contra os danos do sol. Você obterá a forma mais absorvível em tomates cozidos e na passata de tomate ao invés de comê-los crus.
– Suplemente ou aumente a ingesta de alimentos com vitamina C. A vitamina C é um excelente anti-inflamatório e você pode obtê-la em vegetais de folhas escuras, pimentões, frutas vermelhas e frutas cítricas. Esses alimentos também fornecem antioxidantes poderosos que também são úteis na redução da inflamação.
– Passe óleo de coco como protetor solar. Jane espalha óleo de coco em todos os lugares do seu corpo que ficarão expostos quando ela fica ao sol por mais de uma hora. O óleo de coco também ajuda no tratamento de queimaduras solares.
– Se precisar usar protetor solar, escolha o tipo certo. Aqui no Brasil algumas marcas confiáveis são a BioBio Cosméticos, a Khor e a Adcos.
Katie – a ninja em filtro solar
A autora Katie é expert em descobrir filtros solares nocivos. O crivo dela é tão exigente que nem mesmo alguns filtros solares minerais entram em sua lista.
Em sua página, ela conta algumas práticas que contribuem para ela se manter saudável enquanto abastece seu estoque de vitamina D ao se expor ao sol sem a intrínseca necessidade de usar filtro solar.
– Suplementação de vitamina D3 (Katie toma cerca de 5.000 UI/dia). Evidências emergentes mostram que otimizar os níveis sanguíneos de vitamina D pode ter um efeito protetor contra queimaduras solares e câncer de pele.
– Suplementação de vitamina C (Katie toma cerca de 2.000 mg/dia). É um potente antiinflamatório e também faz bem ao sistema imunológico.
– Ingestão de 1/4 de xícara de óleo de coco derretido em uma xícara de chá de ervas por dia. Os ácidos graxos de cadeia média e a gordura saturada são facilmente utilizados pelo corpo para a formação de uma nova pele e protegem contra queimaduras.
– Ingestão de óleo de fígado de bacalhau fermentado ou óleo de manteiga com alto teor de vitaminas. Katie acredita que esse é o suplemento mais importante para proteção solar. Ela toma doses duplas durante o verão e, inclusive seus filhos crianças, também tomam. Katie relata que desde que ela e sua família adicionaram esta mistura e o óleo de coco diariamente, nenhum deles teve qualquer episódio de queimadura solar.
– Ingestão de astaxantina. Trata-se de um antioxidante altamente potente e pesquisas mostram que atua como um protetor solar interno. Também é supostamente um suplemento anti-envelhecimento. Este ela não dá para as crianças.
Vimos aqui dicas muito sensatas e coerentes de mulheres que aprenderam a se beneficiar da exposição solar de uma maneira saudável. É importante, no entanto, termos um senso crítico, uma vez que a pele e a saúde de cada uma de nós tem suas peculiaridades e características próprias.
Estas mulheres acima mencionadas procuram se alimentar de maneira saudável, são responsáveis em seus hábitos de vida e positivas no modo como enxergam a si mesmas e os outros, porque não podemos desconsiderar a questão psicossomática que abrange todo e qualquer campo de nossas vidas.
Portanto, antes de adotar qualquer prática aqui sugerida, procure um profissional alinhado com a sua filosofia de vida e saúde e garanta que os novos hábitos que você tem intenção de adquirir sejam fonte apenas de contentamento e melhorias.