Comprar um cachorro de raça ou adotar um vira-lata?

cachorro de raça ou vira- lata - qual a sua preferência?
Uma reflexão sobre o quanto gostar de cachorros está associado ou não a ele ser um simples cachorro de raça ou um sofisticado vira-lata.

Há mais de quinze anos atrás, minha família e eu jamais imaginávamos adotar um vira-lata ou então comprar um cachorro de raça.

Mas então algo aconteceu – a Dona Valentina.

Quem aqui se lembra dela?

Se você acompanha os meus conteúdos (obrigada!), deve recordar que a Valentina, uma linda shih-tzu, é a nossa cachorrinha. Mesmo que ela não esteja mais entre nós, gosto usar o verbo no presente porque mesmo que ela tenha ido descansar, ela continua sendo parte da nossa família. Um membro que atualmente está apenas em nossa memória.

Pois bem. Engraçado pensar que uma criatura que tanto amamos foi precificada e nós a recebemos em troca de um pagamento de novecentos reais.

Falo isso porque costumamos dar dinheiro em troca de um bem material, certo? E a Valentina é parte da família.

Mas tudo bem, assim é a vida!

Depois que a Valentina se foi, muitos amigos nos perguntam se vamos pegar outro cachorrinho. E alguns deles acrescentam:

“Mas não vai pegar um cachorro de raça. Pega um vira-lata em algum abrigo, eles precisam tanto de um lar e de amor!”

Sim, concordo plenamente. Há muitos vira-latas necessitando loucamente de um local que eles possam chamar de lar e de pessoas que eles venham a ter como família.

Mas posso te contar uma coisa de coração?

Se eu pegasse novamente um cachorrinho, eu ia querer uma cadelinha e iria querer outra vez uma shih-tzu. E digo mais: uma que lembrasse o máximo possível a Valentina.

Eu demorei pra conseguir verbalizar isso porque é uma opinião que, para muitos, vai contra a corrente. Parece que o mais bonito a se fazer é adotar um vira-lata, e não comprar um cachorro de raça. Que o correto é não escolher tamanho nem gênero, mas abrigar o que mais precisa, não é assim?

Não, não é assim.

Meditando sobre o assunto e até mesmo analisando algumas pessoas, fiz algumas constatações. Claro que não necessariamente sejam fatídicas, mas são a minha opinião e todos nós temos o direito de expressar nosso ponto de visto, inclusive eu, que sou fã de registros de pesquisas e de pensamentos, motivo pelo qual iniciei essa página.

Quem levanta a bandeira da adoção costuma ter uma atitude um tanto quanto curiosa.

Me parece que quem é ávido defensor da adoção de um vira-lata ao invés da compra de um cachorro de raça segmenta a espécie canina. A grosso modo, é como se os vira-latas fossem as vítimas; os cachorros de raça, os vilões. Como se os cachorrinhos de raça não fossem o que essencialmente eles são – cachorros, os animais que amamos em superlativo grau. De certa forma, me parece que eles os veem como criaturas que estão roubando o lar onde o vira-lata poderia ser abrigado. Em muitos casos, não percebo o mesmo carinho por parte dessas pessoas por cachorros de raça.

Mas pare para pensar comigo: um cachorro de raça sabe que ele é um cachorro de raça? Ele tem noção de que ele tem uma etiqueta com um preço, de que ele não passará por algumas necessidades que cachorros vira-lata passam e que eles tem características físicas que podem ser, para a maioria das pessoas, mais engraçadinhas do que a dos cachorros que não tem pedrigree?

É claro que não! Eles são cachorros! Eles tem coração de cachorro, comportamento de cachorro e hábitos de cachorros.

E digo que eles até tem uma desvantagem em relação aos vira-latas, que é a de terem uma saúde mais vil do que a deles.

E nossos queridos vira-latas? Será que eles olham para os cachorros de raça com desdém, que eles alimentam mágoa por não terem nascido com uma raça definida e que invejam a cada respiração a condição dos cachorros com pedigree?

Obviamente não. No fim das contas um irá cheirar o rabinho do outro quando se encontrarem na rua e vão se entender perfeitamente uma vez que independente de tudo, ambos são caninos.

Pois é, muitas pessoas talvez influenciadas pelo popular “politicamente correto” estejam pervertendo seu conceito de amor pela espécie canina, uma vez que são parciais na forma como direcionam seu carinho e sua atenção aos cachorros.

Por outro lado, nas minhas observâncias constatei que a maioria das pessoas que tem cachorros de raça são loucas por cachorros. Elas podem sim ter seu labrador no quintal ou seu yorkshire dormindo em sua cama, mas quando veem qualquer tipo de cachorrinho na rua, elas vão exalar seu carinho à eles por causa da pura essência do que eles são – cães. E digo mais, muitos donos de cachorros de raça também são tutores de vira-latas, porque eles tem um coração democrático.

O ser humano tem suas preferências baseadas em questões que conhecemos e outras cuja origem não sabemos. Então, eu fielmente acredito que se você se afeiçoa a determinado tipo de raça de cachorro por causa do jeitinho que eles tem ou devido características físicas que te encantam, dê um lar, uma família e todo o seu amor para o que essa criaturinha especial é – nada mais nada menos que um cachorro!

Gostou deste artigo? Então compartilha com alguém!

Uma resposta

  1. Concordo com cada palavra, pontuação e espaçamento desse texto. Me identifico muito com o teu pensamento, amo todos os cachorros, meu amor não é maior pelos de raça ou vira-latas, e não politizo um em detrimento ao outro. Até porque, tem categorizou cães em raças com pedigree e sem pedigree (vulgo, vira-latas) foram os humanos. Quem colocou um preço em alguns e não em outros, foram os humanos. Quem ama cachorro, ama-os independente se tenham ou não essa tal de “raça”, que é o mesmo tipo de amor que os cachorros sentem por nós!
    “… Mesmo que ela não esteja mais entre nós, gosto usar o verbo no presente porque mesmo que ela tenha ido descansar, ela continua sendo parte da nossa família. Um membro que atualmente está apenas em nossa memória.” – Me caiu uma lágrima de amor e saudades do Tantinho 💓💓

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas Redes

Mais Lidos

Categorias

Você também vai gostar disso:

Herodes, o Grande
Curiosidades

Uma conversa sobre Herodes, o Grande

Um arquiteto notável, um governador sanguinário e um homem cheio de devaneios. Saiba melhor quem foi Herodes, o Grande.