Significados de palavras e expressões que você usa sem saber

Lendo significado de palavras no dicionário
Parei pra sentar e descobrir o significado de palavras e expressões que ouço frequentemente, como megalomaníaco, excêntrico e até café arábica. Compartilho com vocês o que aprendi!

Megalomaníaco, excêntrico, café arábica. Eu ouço frequentemente essas palavras, tenho uma vaga ideia do que são mas se eu fosse empregá-las em uma frase, poderia passar vergonha ou não me expressar com clareza.

Portanto, resolvi pesquisar o significado destas e mais algumas outras palavras e compartilho com quem talvez não queira admitir, mas também não tinha plena noção do sentido delas. 😁

Significado de megalomaníaco

Ilustração de uma pessoa megalomaníaca gerada por IA, Chat GPT

Megalomaníaco é, logicamente, a pessoa que tem megalomania. Mas o que é megalomania? É aquela pessoa que tem compulsão de roubar ou coisa assim? Talvez quem tem um complexo de superioridade?

Quem tem compulsão por roubar tem cleptomania e o narcisismo pode ser melhor utilizado para definir a pessoa com complexo de grandeza.

O significado de megalomaníaco é associado ao desejo exagerado por poder, riqueza ou status. 

A palavra vem do grego:

Megalo: significa “grande”.
Mania: significa “loucura” ou “obsessão”.

A pessoa megalomaníaca busca constantemente dominar, controlar ou se destacar acima dos outros.Ela pode acreditar que é extremamente importante, poderosa ou talentosa, muitas vezes sem base real para isso.

Pode agir de forma arrogante, desprezando os outros e buscando sempre ser o centro das atenções.

A megalomania tem a ver com narcisismo então?

Ambos os termos estão relacionados a comportamentos excessivamente focados em si mesmo, mas possuem significados diferentes.

O megalomaníaco acredita que é capaz de realizar feitos grandiosos ou impossíveis. O significado está mais associado a delírios de grandeza, como acreditar que é uma figura poderosa, divina ou destinada a realizar feitos grandiosos. É mais comum em contextos de transtornos psicológicos, como esquizofrenia ou transtorno bipolar, e envolve uma desconexão com a realidade.

O narcisista, por outro lado, está principalmente associado a um comportamento de interesse excessivo em si mesmo, buscando admiração constante e tendo uma necessidade exagerada de validação.

A confusão ocorre porque ambos os conceitos envolvem uma visão inflada de si mesmo, mas a megalomania está mais ligada ao poder e à grandiosidade, enquanto o narcisismo está mais relacionado à autoimagem e à necessidade de admiração.

Sendo assim, podemos afirmar corretamente que todo o megalomaníaco é narcisista, mas nem todo o narcisista é megalomaníaco.

Será quais fatores psicológicos e ambientais se associam a cada comportamento? O que será que aconteceu na infância das pessoas que vieram a desenvolver estes tipos de personalidade?

A megalomania pode vir como uma resposta a sentimentos profundos de inferioridade ou impotência na infância. Por exemplo, alguém que foi humilhado na infância desenvolve fantasias de onipotência como mecanismo de defesa.

Pessoas que alcançaram poder ou fama repentinamente também podem desenvolver uma percepção distorcida de sua própria importância. Podemos mencionar aqui celebridades ou figuras públicas que perdem a noção da realidade.

Quanto ao narcisismo, suas origens costumam envolver dinâmicas familiares distorcidas, como pais que supervalorizam a criança, a tratando como especial ou única ou; paradoxalmente, pais negligentes e/ou abusivos. Neste caso, a criança desenvolve uma máscara de grandiosidade para esconder suas inseguranças.

Por trás da fachada de superioridade, muitas pessoas narcisistas têm uma autoestima frágil e medo profundo de serem expostas como “fracas” ou “comuns”. 

Podemos trazer dois exemplos de cada comportamento para ficar mais claro.

Kim Jong-un, o presidente da Coreia do Norte, é frequentemente associado a características de megalomania devido à sua visão grandiosa de si mesmo e seu controle absoluto sobre o país. Ele é retratado como uma figura quase divina na propaganda norte-coreana, com uma narrativa que o coloca como o líder supremo. Essa imagem de grandeza exagerada e a desconexão com a realidade externa são bem típicos em megalomaníacos.

Na ficção, Scar, o tio do Simba, em O Rei Leão, é um outro bom exemplo. Podemos dizer que ele é um megalomaníaco pela sua ambição desmedida e sua falta de empatia. Para assumir o trono, ele chega ao cúmulo de trair e ser o responsável pela morte do seu irmão porque, em sua mente, ele é o único que tem o direito de governar.

Sobre o narcisismo, Donald Trump é uma figura frequentemente ligada a este comportamento por sua necessidade constante de elogios, autopromoção exagerada e dificuldade em reconhecer falhas.

E na ficção, uma típica narcisista é Miranda Priestly, do filme O Diabo Veste Prada, que exige adoração constante, trata os outros como inferiores e acredita ser insubstituível.

Significado de excêntrico

Ilustração de uma pessoa excêntrica gerada por IA, Chat GPT

“Esse cara é um excêntrico, acha que o mundo gira em torno dele.”

A aplicação de excêntrico está correta nesta frase?

Por ter grafia similar a “egocêntrico”, muitas vezes podemos pensar que o significado do termo também é parecido.

Mas não, excentricidade não tem a ver com egoísmo, logo, a aplicação de “excêntrico” na frase acima está incorreta.

O significado do adjetivo excêntrico é de ser algo ou alguém que se desvia do comum, do convencional ou do esperado.

Excêntrico tem origem etimológica latina e grega:

Do latim “eccentricus”:
Ex: fora
Centrum: centro

Do grego “ekkentros”:
Ek: fora
Kentron: centr

Excêntrico, assim, trata-se de uma que tem comportamentos, ideias ou estilos de vida incomuns, que fogem às normas sociais ou culturais. Essa excentricidade pode ser vista como peculiar, criativa ou até mesmo extravagante, dependendo do contexto. 

No entanto, uma pessoa pode ser criativa sem ser excêntrica, como um escritor que vive uma vida comum. E uma pessoa excêntrica pode não ser particularmente criativa, como alguém que coleciona objetos incomuns, mas sem um propósito artístico.

Pessoas excêntricas geralmente tem o pensamento fora da caixa, apresentando ideias criativas ou inovadoras que muitas vezes são consideradas fora do padrão.

Mas é claro que nem todo gênio é excêntrico, assim como acontece como um matemático que vive uma vida comum. E também, nem todo excêntrico é um gênio, tal como alguém que tem hábitos incomuns, mas sem realizações notáveis.

Pessoas excêntricas podem ter um estilo único de se vestir, decorar sua casa ou se expressar. Geralmente não se importam com o que os outros pensam e segue seu próprio caminho.

Não é incomum terem hobbies, paixões ou obsessões que são considerados raros ou estranhos.

Há vários exemplos de cientistas, inventores e celebridades conhecidos por sua excentricidade e vou citar aqui alguns para tornar o significado da palavra mais claro.

Nikola Tesla (1856–1943) foi um inventor, engenheiro eletricista e futurista sérvio-americano. Ele é conhecido por suas contribuições revolucionárias no campo da eletricidade e do magnetismo, que moldaram o mundo moderno. Conhecido por suas invenções revolucionárias, Tesla também era famoso por seus hábitos peculiares, como trabalhar até tarde da noite, evitar objetos redondos e se comunicar com pombos. Nikola merece um post só para ele, concordam?

Além de sua genialidade na física, Albert Einstein (1879 – 1955), outra figura excêntrica, era conhecido por seu visual despojado (cabelo bagunçado e roupas informais) e por fazer coisas incomuns, como navegar de barco sozinho sem saber nadar.

E que dizer de Isaac Newton (1643 – 1727), que além de suas contribuições científicas, era conhecido por seus experimentos estranhos, como enfiar uma agulha no próprio olho para estudar a luz? Um excêntrico a rigor, hein?

No mundo da arte, não podemos deixar de mencionar Salvador Dalí (1904-1989), que além da arte surrealista e imaginativa, tinha um comportamento peculiar e estilo de vida extravagante. Dono de um icônico bigode icônico, ele gostava de fazer declarações provocativas apenas para surpreender ou chocar as pessoas. Ele tinha um animal de estimação incomum, um bicho-preguiça chamado “Babou”, que ele levava para eventos sociais. Outro ato bem excêntrico foi quando, em certa ocasião, ele apareceu em uma palestra usando um traje de mergulho e segurando uma bola de cristal, alegando que estava “mergulhando no subconsciente humano”.

Lady Gaga, conhecida por seus visuais extravagantes e performances ousadas, é uma típica figura excêntrica. Quem aqui já não ouviu falar de quando ela usou literalmente um vestido de carne numa premiação de música? Ela também usa maquiagem dramática e penteados inusitados, fazendo jus à definição de excentricidade que lhe cabe perfeitamente.

Significado do Café Arábica

Ilustração de pacote de café 100% arábica gerada por IA, Chat GPT

Eu procuro comprar café 100% arábica porque ouço dizer que é melhor que o convencional. Mas preciso lhes confessar que eu não sabia até então exatamente do que esse tipo de café se trata. 🙈

Recentemente pesquisei o significado e percebi que estou adquirindo um bom café frente às demais opções que temos disponíveis com mais acessibilidade.

Por que café arábica e não café arábico?

O nome arábica vem da região onde o café foi popularizado, isto é, a Arábia.

Apesar de a planta ser nativa da Etiópia, foi no Iêmen (parte da Arábia) que o café arábica começou a ser cultivado e comercializado em larga escala, especialmente a partir do século XV.

A lenda diz que um pastor etíope chamado Kaldi descobriu o café quando suas cabras ficaram cheias de energia após comerem os frutos de uma planta. O café foi levado para a Arábia, onde se tornou uma bebida popular entre os sufis (místicos islâmicos) para ajudar nas longas noites de oração.  

A partir da Arábia, o café se espalhou para o mundo, ganhando o nome de arábica em referência à sua rota de disseminação.

Embora existam outras, há essencialmente duas espécies de café mais conhecidas e comercializadas: café arábica e café robusta (canephora) são as duas espécies de café mais conhecidas e comercializadas.

Veja algumas particularidades de cada uma:

Coffea arabica (Arábica):

  • Representa cerca de 60-70% da produção mundial de café.
  • Sabor mais suave, doce e aromático, com notas frutadas e florais.
  • Cultivado em altitudes mais elevadas (acima de 800 metros).
  • Mais sensível a pragas e doenças.

Coffea canephora (Robusta):

  • Representa cerca de 30-40% da produção mundial.
  • Sabor mais forte, amargo e encorpado, com notas terrosas e achocolatadas.
  • Contém mais cafeína que o arábica.
  • Cultivado em altitudes mais baixas e é mais resistente a pragas.

Quando um café é rotulado como “100% arábica“, isso significa que ele é feito apenas com grãos da espécie Coffea arabica, sem mistura com grãos de robusta ou outras variedades. Essa pureza é valorizada porque o arábica é considerado de qualidade superior, tanto em sabor quanto em aroma.

No Brasil, as duas espécies principais de café são cultivadas. No entanto, o arábica é de longe o mais predominante, representando a maior parte da produção nacional, cerca de 75-80% da produção nacional.

O robusta brasileiro, que é principalmente produzido nos estados de Espírito Santo, Rondônia e Bahia, é mais encorpado, amargo e com maior teor de cafeína, sendo amplamente utilizado em blends para espresso e cafés solúveis.

Aliás, sabia que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo atualmente responsável por cerca de  1/3 da produção global?

Cafés especiais (gourmet) são quase sempre 100% arábica, devido à sua complexidade de sabores e aromas. Dentre as duas principais, ele é a espécie de café mais valorizada por estes singulares motivos que acabamos de ver.

Você sabia destas particularidades do café arábica? Já utilizava o termo “excêntrico” da maneira correta? E conhecendo melhor o significado de “megalomaníaco”, consegue pensar em algumas pessoas que tem este tipo de comportamento? Espero que este post ajude a enriquecer ainda mais o vocabulário de quem o apreciou.

Gostou deste artigo? Então compartilha com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas Redes

Mais Lidos

Categorias

Você também vai gostar disso:

O significado do termo vida
Comportamento

Uma reflexão sobre as leis da Vida

Vida não é apenas o sinônimo de existir. Veja uma reflexão sobre a Vida como um sábio e justo juiz.

dicas do que fazer na praia Torres RS
Curiosidades

Dicas do que fazer em Torres, RS

Torres, uma charmosa praia do Rio Grande do Sul, tem muito mais que areia e mar pra te oferecer. Confira algumas dicas do que fazer por lá.