Seu tipo sanguíneo e sua personalidade

Relação entre tipo sanguíneo e personalidade
O Ketsueki-gata, ou personalidade do tipo sanguíneo, afirma que o tipo sanguíneo molda o temperamento de uma pessoa. O que seu tipo sanguíneo revela sobre você?

A, B, AB ou O? Sabia que o tipo de sangue pode revelar traços de sua personalidade?

Na cultura asiática, esse é um assunto bem sério. Um estudo mostrou que 99% dos japoneses conhecem o seu tipo sanguíneo. 

Muitos asiáticos escolhem seu círculo de amizades de acordo com essa informação. No trabalho, saber o tipo de sangue do candidato é essencial e decisivo numa entrevista de emprego.

No âmbito dos relacionamentos afetivos, alguém pode rejeitar um parceiro em potencial puramente pelo medo de incompatibilidade com esse importante fluido vermelho. Felizmente, a pergunta “Ketsuekigata nāni?” (血液型なあに?, isto é, Qual é o seu tipo sanguíneo?) é feita nos estágios iniciais do namoro, então é provável que ninguém fique com o coração partido por causa de uma suposta desconexão com o tipo de sangue.

Esta é uma teoria válida? Como surgiu?

O que o seu tipo sanguíneo revela sobre você?

O que é Ketsueki-gata?

Ketsueki-gata, ou personalidade do tipo sanguíneo, é um conceito japonês que postula que a tipagem do sangue molda o temperamento de uma pessoa.

Embora não hajam provas científicas reais da tese, a crença é difundida no Japão e em outras nações asiáticas. Também está atraindo cada vez mais interesse em países ocidentais, como os Estados Unidos.

No final da década de 1920, um psicólogo pesquisador chamado Tokeji Furukawa adicionou combustível a essas crenças culturais quando publicou um artigo chamado “Um Estudo de Temperamento e Grupos Sanguíneos”.

Para realizar tal estudo, Furukawa pediu aos participantes que avaliassem suas próprias personalidades em uma pesquisa de 11 perguntas. Ele descobriu que as respostas pareciam corresponder aos grupos de sangue dos participantes.

O estudo não foi grande. Participaram do mesmo 188 indivíduos adultos entre 27 e 70 anos e 425 indivíduos mais jovens, entre 16 e 21 anos.

A pesquisa de Furukawa usou categorias de tipo de personalidade estabelecidas pela primeira vez pelo antigo médico grego Hipócrates, a saber: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.

De acordo com os resultados desses formulários de autoavaliação, constatou-se que:

  • Pessoas com tipo sanguíneo O eram fleumáticas (relaxadas/pacíficas).
  • Pessoas com tipo sanguíneo A eram melancólicas (autossuficientes e pensadores profundos).
  • Pessoas com tipo sanguíneo B eram sanguíneas (extrovertidas e socialmente ativas).

Estas evidências enraizaram-se firmemente na imaginação cultural do Japão e da Coreia do Sul.

Furukawa morreu em 1940, apenas 13 anos após a publicação de seu artigo inicial sobre katsueki-gata e sem fornecer mais provas científicas para sua teoria.

Na década de 1970, um jornalista japonês chamado Masahiko Nomi levou a pesquisa de Furukawa um passo adiante.

Nomi publicou um livro chamado “Compreendendo a afinidade por tipo sanguíneo” em 1971, que se tornou um grande best-seller no Japão. No livro, Nomi postula que um quarto dos comportamentos e da personalidade de uma pessoa são resultado do seu tipo de sangue.

Nomi publicou mais livros oferecendo conselhos e previsões para uma vida baseada no tipo sanguíneo.

Os estudos sobre ketsueki-gata continuaram até o século 21 em todo o mundo, incluindo Austrália, Taiwan e Estados Unidos.

Até agora, nenhum estudo científico rigoroso, incluindo dados quantitativos, estabeleceu uma ligação entre tipagem de sangue e temperamento. 

Qual é a personalidade de cada tipo sanguíneo?

É importante novamente ressaltar que as ideias abaixo não são apoiadas por informações consistentes e não devem ser consideradas como marcadores absolutos de personalidade ou identidade individual.

Todos os humanos existem em um espectro e nenhum de nós pode ser resumido ou definido simplesmente pelo nosso tipo sanguíneo.

Ao ler sobre esta teoria, é provável que você se identifique com todas ou várias das descrições em um grau ou outro, independentemente do seu tipo sanguíneo.

Personalidade do tipo sanguíneo A

Pessoas com tipo sanguíneo A podem ser inteligentes, apaixonadas, sensíveis e cooperativas. Exibem as qualidades de ser leais e pacientes e amam a paz. 

Às vezes, eles podem ser excessivamente sensíveis a coisas diferentes em comparação com outros tipos sanguíneos. Por exemplo, eles podem se preocupar muito com a etiqueta e também com os padrões sociais. De acordo com a ketsueki-gata, as personalidades do tipo sanguíneo A não gostam de quebrar regras ou padrões sociais estabelecidos.

Pessoas de tipo sanguíneo A são consideradas criteriosas e um tanto quanto demoradas para tomar decisões.

Além disso, não são eficientes em multitarefas, pois preferem realizar uma tarefa de cada vez. 

Nesta teoria, indivíduos com sangue tipo A são classificados como muito organizados e podem não gostar de ações aleatórias. Eles podem fazer de tudo para manter as coisas limpas e arrumadas.

Podem também ser muito teimosas e facilmente estressadas, o que resulta em terem níveis mais elevados do hormônio do estresse cortisol. 

Não gostam de brigas e preferem estar em harmonia com todos. Gostam de trabalhar em colaboração com outras pessoas.

Eles tendem a ser mais reservados.

Algumas das características mais comuns do tipo sanguíneo A são as seguintes:

  • gentil
  • tímido
  • teimoso
  • atento
  • calmo
  • educado
  • tenso
  • retraído
  • perfeccionista
  • confiável
  • sensível
  • ansioso
  • sério

Nas amizades, as pessoas deste tipo sanguíneo são consideradas muito confiáveis. Se você estiver com problemas, pode contar com amigos de sangue tipo A.

Pessoas do tipo sanguíneo A podem não gostar de mostrar as suas emoções. Eles mantêm seus pensamentos e sentimentos escondidos e só mostram sua vulnerabilidade quando estão confortáveis. 

Pessoas famosas com tipo sanguíneo A incluem George Bush, Ringo Starr, Britney Spears, Jet Li e Jungkook.

Personalidade do tipo sanguíneo B

De acordo com a Ketsueki-gata, pessoas com tipo sanguíneo B tem maior probabilidade de serem criativas. 

Comumente tomam decisões rapidamente e não são bons em receber ordens. 

Quando as pessoas de sangue tipo B se concentram em algo, elas colocam tudo de si nisso e é improvável que desistam, mesmo que o objetivo pareça inatingível ou impraticável. 

Pessoas com tipo sanguíneo B podem ter um impulso ou desejo muito forte de ser o melhor em qualquer coisa que se proponham a fazer. No entanto, de acordo com a teoria da personalidade do tipo sanguíneo, as pessoas com esse tipo sanguíneo são fracas em multitarefas. É provável que negligenciem outras tarefas importantes e coloquem todo o foco naquilo que decidiram no momento.

Segundo a Ketsueki-gata, pessoas do tipo sanguíneo B podem enfrentar muita discriminação por causa de seus potenciais traços de personalidade negativos, como a tendência a ser mais egoísta, pouco cooperativo e, às vezes, teimoso. 

A sociedade se concentra principalmente no lado negativo das pessoas com tipo sanguíneo B, embora as pessoas com esse tipo sanguíneo (como qualquer pessoa) também tenham muitas boas qualidades. Como resultado, eles tendem a ser solitários e podem se isolar mais do que outros tipos sanguíneos.

A teoria da personalidade do tipo sanguíneo afirma que eles tendem a abordar as coisas em seu próprio ritmo.

Algumas das características positivas mais comuns de pessoas com tipo sanguíneo B incluem o seguinte:

  • curioso
  • descontraído
  • forte
  • aventureiro
  • criativo
  • apaixonado
  • ativo
  • extrovertido
  • alegre

Por outro lado, os traços negativos podem incluir ser um tanto quanto “selvagem”, instável, implacável, egoísta, pouco cooperativo, irresponsável ou imprevisível. 

Pessoas do tipo sanguíneo B são geralmente um equilíbrio entre as do tipo A e as do tipo O, uma vez que tendem a ser atenciosas e ambiciosas. 

Pessoas famosas com tipo B incluem Vince Young, Leonardo DiCaprio, Jack Nicholson e Cha Eun Woo.

Quem tem o tipo sanguíneo B tem a tendência de ser mais compatível com pessoas igualmente do tipo sanguíneo B, mas também podem se relacionar bem com indivíduos do tipo sanguíneo AB.

Personalidade do tipo sanguíneo AB

O tipo sanguíneo AB, em conformidade com a teoria da personalidade, é uma mistura dos tipos de personalidade A e B. 

As pessoas consideram os tipos AB complicados e bilaterais. Por exemplo, eles podem ser extrovertidos como os Bs, mas também tímidos. 

Às vezes, as pessoas veem esse tipo de sangue como tendo dupla personalidade, e os ABs podem esconder quem realmente são perante estranhos.

Pessoas com tipo sanguíneo AB são consideradas as mais raras do mundo. Costumam ser empáticas e provavelmente serão cuidadosas ao interagir com outras pessoas. 

Conforme a Ketsueki-gata, indivíduos com este tipo sanguíneo se certificam de considerar os pontos de vista de outras pessoas. Algo bem interessante neles são suas excepcionais habilidades lógicas e analíticas. 

Alguns pontos fortes das pessoas de tipos sanguíneos AB podem incluir o seguinte:

  • cuidadoso
  • encantador
  • calmo
  • confiável
  • sociável
  • ambicioso
  • adaptável
  • diplomático
  • racional

Em conformidade com a teoria da personalidade do tipo sanguíneo, os traços negativos de uma personalidade AB podem incluir ser egocêntrico, irresponsável, vulnerável, indeciso, esquecido, implacável e crítico. 

Pessoas famosas com tipos sanguíneos AB incluem Barack Obama, Marilyn Monroe, Jackie Chan, John F. Kennedy e Tae-hyung.

Personalidade do tipo sanguíneo O

Em conformidade com a Ketsueki-gata, pessoas com tipo sanguíneo O são consideradas extrovertidas, empreendedoras e ousadas. 

A teoria da personalidade do tipo sanguíneo afirma que eles geralmente estabelecem padrões elevados para si mesmos e fazem tudo o que podem para alcançá-los. 

O tipo sanguíneo O tem excelentes capacidades de liderança.

As pequenas coisas não os preocupam e isso pode fazer com que pareçam egoístas para as pessoas do grupo sanguíneo A, que podem ser excessivamente sensíveis.

A teoria da personalidade do tipo sanguíneo lista algumas características positivas em pessoas com tipo sanguíneo O:

  • determinado
  • maleável
  • otimista
  • confiante
  • leal
  • cauteloso
  • apaixonado
  • resiliente
  • devotado

No extremo negativo do espectro, podem ser ciumentos, rudes, implacáveis, insensíveis, pouco pontuais, imprevisíveis, frios, egocêntricos, viciados em trabalho e arrogantes, de acordo com a teoria.

Indivíduos com tipo sanguíneo O são muito resistentes e fortes, por isso os japoneses os chamam de guerreiros. São pessoas honestas e desprezam quem mente ou esconde a verdade. 

As pessoas que tem o tipo sanguíneo O não são excessivamente cautelosas com pequenos detalhes, pois tendem a se concentrar mais no panorama geral. 

Pessoas famosas com sangue tipo O incluem a Rainha Elizabeth II, Paul Newman, Elvis Presley, Yoongi e Seokjin.

Preocupações médicas em relação à tipagem sanguínea

Enquanto isso, nos EUA, o tipo sanguíneo tem sido associado não à personalidade, mas a doenças específicas.

O tipo de sangue pode ajudar a identificar um risco aumentado de doença cardíaca. Além disso, vários tipos sanguíneos também foram associados a um risco aumentado de câncer de estômago.

O número de glóbulos vermelhos de uma pessoa está diretamente relacionado à força da imunidade contra bactérias e infecções.

De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard, as mulheres que têm tipos sanguíneos A, B ou AB têm um risco aumentado de doenças cardíacas. 

Em relação ao câncer e à tipagem sanguínea, um estudo descobriu que pessoas com sangue tipo A tinham um risco aumentado de câncer de estômago, enquanto pessoas com sangue tipo O tinham um risco ligeiramente reduzido do mesmo tipo de câncer. A razão é que as pessoas com tipo sanguíneo A são mais propensas a infecções por H. pylori.

Meu tipo sanguíneo determina quem sou?

O fato de a Ketsueki-gata ou personalidade do tipo sanguíneo ser amplamente aceita como realidade no Japão apresenta algumas armadilhas, tais como a discriminação tanto no local de trabalho como no cenário dos solteiros.

Embora características positivas e negativas estejam associadas a cada tipagem de sangue, no Japão e em outros locais onde esta teoria é fortemente considerada, alguns tipos sanguíneos são considerados melhores ou piores do que outros.

Os indivíduos do tipo B, por exemplo, são supostamente vistos como desajustados na sociedade japonesa porque se comportam de maneira estranha e dizem que seguem seu próprio ritmo.

Por outro lado, os indivíduos do tipo AB desfrutam de vantagens no local de trabalho. Em 1990, o jornal japonês Asahi Daily informou que a Mitsubishi Electronics contratou uma equipe composta principalmente por pessoas do tipo AB devido ao seu suposto talento para o planejamento.

Embora nenhuma pesquisa científica legítima tenha sido publicada ligando o tipo sanguíneo à personalidade, diversas pessoas continuam a acreditar no ketsueki-gata

Por quê? 

Os psicólogos dizem que muitos simplesmente gostam do assunto e o usam como uma forma de quebrar o gelo com os outros.

Além disso, num mundo incerto, a teoria da personalidade do tipo sanguíneo pode dar às pessoas confiança sobre onde se enquadram e quais são os seus pontos fortes e fracos.

Portanto, os crentes em ketsueki-gata não estão focados principalmente no que a ciência diz sobre a personalidade do tipo sanguíneo, mas sim em compreender melhor suas próprias vidas.

E você, o que acha? Esta teoria fez sentido pra ti? Vou apreciar muito ler sua opinião aqui abaixo, nos comentários.

Gostou deste artigo? Então compartilha com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas Redes

Mais Lidos

Categorias

Você também vai gostar disso:

Bandeira da Finlândia com vista de fundo para o local, o país mais feliz do mundo
Países e Culturas

O que faz da Finlândia o país mais feliz do mundo?

Pelo sétimo ano consecutivo, a Finlândia conquistou o primeiro lugar na classificação anual dos países mais felizes do mundo do Relatório Mundial sobre Felicidade. O que a Finlândia tem de tão especial?

Uma mochila desorganizada me ajudou a organizar minha vida
Comportamento

Crônica de uma mochila

Uma reflexão e uma mudança inspiradas em uma simples e mera mochila.

Por que as pessoas não gostam de ficar em silêncio?
Comportamento

Você tem medo do silêncio?

O silêncio deixa você desconfortável? Você precisa estar na companhia de um barulhinho pra se sentir melhor? Tenho certeza que você vai aprender muito com esta leitura.