As influências do Big Five em nosso comportamento e coisas da vida

Big 5 OCEAN - Os 5 Grandes Traços de Personalidade
Recentemente verificamos o que é o Big Five. Agora, entenderemos a influência desta teoria em nossa saúde, nosso comportamento e nossos relacionamentos.

O Big Five ou Cinco Grandes Traços de Personalidade é uma teoria que determina que é possível medir com eficácia as diferenças individuais de personalidade de acordo com a graduação que apresentamos das seguintes características:

  • abertura à novas experiências;
  • conscienciosidade ou disciplina e organização;
  • extroversão;
  • agradabilidade; e
  • neuroticismo ou instabilidade emocional.

Recentemente fiz uma postagem explicando detalhadamente esta teoria que é amplamente utilizada por estudiosos de comportamento, como o famoso psicólogo Jordan Peterson. Se quiser entender melhor, visite esta leitura aqui.

Na conversa de hoje, vamos discutir sobre um estudo que identifica como as graduações destes traços de personalidade interferem na nossa saúde, nos nossos relacionamentos e na nossa vida secular.

Big Five e relacionamentos

Pesquisas indicam que há alta probabilidade de insatisfação conjugal quando um dos parceiros tem pontuação consideravelmente inferior ao outro nos seguintes traços de personalidade: agradabilidade, neuroticismo e abertura. (Myers, 2011)

Big Five e saúde

Pessoas com alto nível de neuroticismo são particularmente vulneráveis ​​a transtornos de humor, como a depressão. Além disso, pesquisas indicam que pessoas que desenvolveram asma, síndrome do intestino irritável e doenças cardíacas possuem um alto nível de neuroticismo. (Lahey, 2009)

Sobre a agradabilidade, esse traço de personalidade tem sido associado a maiores chances de problemas de saúde (John & Srivastava, 1999).

Isso faz sentido pra mim. Conforme vimos na análise de cada traço de personalidade, quem tem algo grau de agrabilidade tende a se preocupar demasiadamente com os outros. Nesta constante busca pelo bem estar alheio, podem esquecer de cuidar de si mesmas.

evidências que sugerem que a conscienciosadade, ou disciplina e organização, é um fator de proteção contra doenças. Observou-se que pessoas com pontuações altas neste traço de personalidade apresentam melhores resultados de saúde e longevidade (John & Srivastava, 1999).

Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao fato de pessoas conscienciosas terem uma vida disciplinada e bem estruturada, bem como ao controle dos impulsos para seguir dietas e tratamentos de saúde e prevenção de doenças.

Big Five e educação

Uma pontuação alta em conscienciosidade ou disciplina e organização prevê melhores notas no ensino médio e na universidade (Myers, 2011).

Contrariamente, a baixa agradabilidade e a baixa conscienciosidade predizem a delinquência juvenil. (John & Srivastava, 1999)

Big Five e trabalho

A conscienciosade ou disciplina e organização é o preditor mais forte de todas as cinco características de desempenho no trabalho. (John & Srivastava, 1999)

Verificou-se que uma alta pontuação neste traço de personalidade está relacionada ao alto desempenho no trabalho em todas as dimensões.

Foi demonstrado que as outras características preveem aspectos mais específicos do desempenho no trabalho. Por exemplo, a agradabilidade e o neuroticismo estão associados a um melhor desempenho em empregos que envolvem trabalho em equipe.

Por outro lado, a agradabilidade está negativamente relacionada à proatividade individual.

Quem tem alta pontuação à característica de ser aberto à experiências está positivamente interligado com a proatividade individual, mas negativamente relacionado com a eficiência no trabalho em equipe. (Neal et al., 2012).

A extroversão é um prognóstico de liderança, bem como de sucesso em vendas e cargos de gestão. (John & Srivastava, 1999)

Big Five e preferências de entretenimento

Manolika (2023) examinou como o Big Five, ou cinco grandes traços de personalidade, se relacionam com as preferências por diferentes gêneros de filmes e livros.

O estudo entrevistou 386 estudantes universitários sobre 21 tipos de filmes e 27 tipos de livros.

Os resultados mostraram que indivíduos com alto percentual de abertura para experimentar gostam de filmes complexos, como documentários; e livros não convencionais, como os de filosofia. Isto está de acordo com pesquisas anteriores que mostram que pessoas abertas gostam de arte cognitivamente desafiadora (Swami & Furnham, 2019).

Pessoas com perfil dominante de conscienciosidade demonstraram preferência por livros informativos, enquanto os indivíduos com agradabilidade mais evidente optam por gêneros convencionais, tais como livros de família e de romance.

Acerca do perfil de pessoas com alto grau de neuroticismo, a pesquisa apontou uma preferência por livros leves, e não por filmes. Contrariamente às hipóteses, não foi identificado uma perfil de preferência para os extrovertidos.

Big Five e as diferenças de gênero

Foi realizado um estudo onde foram recolhidos dados de mais de 23.000 homens e mulheres em 26 países.

Verificou-se, então, que as mulheres relataram ter níveis mais elevados de neuroticismo, agradabilidade, calor (uma faceta da extroversão) e abertura aos sentimentos em comparação com os homens.

Nos homens identificaram-se níveis mais elevados em assertividade (uma faceta da extroversão) e abertura a ideias.

Big Five e o uso de smartphones

Olhe que interessante – foi feita uma pesquisa para examinar como os cinco grandes traços de personalidade (abertura, conscienciosidade, extroversão, agradabilidade e neuroticismo) se relacionam com o uso de smartphones. Para tanto, estudantes universitários foram “rastreados” durante uma semana.

Os pesquisadores descobriram que os extrovertidos usavam seus telefones com mais frequência, já os conscienciosos eram menos propensas a usar seus smartphones e os operavam por períodos mais curtos.

Você que já leu a postagem antecedente a esta e que já realizou o teste se identifica com as constatações copiladas nesta leitura?

Gostou deste artigo? Então compartilha com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas Redes

Mais Lidos

Categorias

Você também vai gostar disso:

O mito do filtro solar
Curiosidades

O mito do filtro solar

E se eu te der motivos sólidos para te fazer repensar na arbitrária necessidade de passar filtro solar todos os dias?