Estava eu cozinhando quando minha irmã chega a mim com três perguntas:
Qual é a tua cor preferida e por quê?
Qual é o teu animal favorito e por quê?
Qual é a forma da água que tu mais gosta e por quê?
Quando ela me revelou que tais perguntas se tratavam de um teste de personalidade e me contou o que cada resposta revelava sobre mim, fiquei admirada!
É um teste excelente para você aplicar com seus amigos, com seu parceiro ou sua parceira e até com quem você acaba de conhecer. Talvez as respostas vão te fazer querer conhecer a pessoa melhor ou não querer mais conversa com ela.
Uma dedicatória aos fãs de testes de personalidade
Fãs de testes de personalidade são super intolerantes a testes de personalidade bobos e inconclusivos, concorda? E mais. Somos (sou uma super fãs) bem treinados para identificar e nos indignar com testes de personalidade “baratos”.
Testes como “Qual princesa da Disney você é?” são apenas caça-cliques que não nos capturam, certo leitores? Quero dizer, que não nos capturam mais.
Por outro lado, não podemos deixar de exaltar aqueles testes de personalidade com respaldo científico e alto nível de credibilidade, tal como o MBTI ou o Teste das 16 Personalidades e o Big Five, que são excelentes questionários e ferramentas muito recomendadas especialmente para os ávidos de autoconhecimento e de compreensão do ser humano.
Mas concorda comigo que tem alguns testes de personalidade que ficamos com dúvida na resposta escolhida? Talvez como eu, depois da resposta você fique pensando: “Será que o resultado está exato? Teve algumas perguntas que eu não tive certeza da resposta.“ Isso acontece especialmente naqueles testes de personalidade que é preciso fazer uma marcação dentro de uma escala que vai de concordo plenamente a discordo completamente.
Mas esse teste de personalidade que vou te apresentar agoríssima não deixa margens para dúvidas – nem na execução tampouco no resultado.
Jogo das Três Perguntas
Three Questions Game, ou Jogo das Três Perguntas, é um pequeno teste psicológico muito fácil, mas se você trapacear perde toda a graça, então siga estas simples regras:
-
- responda antes de ver o significado das questões, senão estraga tudo;
-
- escreva as respostas, senão você vai esquecer;
-
- não troque a resposta depois de saber o significado, senão você é um grande bobalhão.
As três perguntas são aquelas que mencionei no início com pequenos e ESSENCIAIS adendos:
- Qual a sua cor favorita e três motivos profundos do porquê.
- Qual é o seu animal favorito e três motivos profundos do porquê.
- Qual é a sua forma da água favorita e três motivos profundos do porquê.
Note, são motivos profundos, você precisa pensar bem sobre a sua resposta.
Por exemplo, se a sua cor favorita for azul, a justificativa não pode ser algo como: “porque azul é a cor do céu”. Medite profundamente no porque você escolheu a cor, o animal e a forma da água. Tomando novamente o exemplo do azul, respostas mais profundas seriam algo como: “porque me traz paz, me remete segurança, . . . ” algo desse gênero de intensidade, ok?
Sobre a forma ou corpo de água, pode ser realmente qualquer forma, desde um copo de água até o oceano. Outros exemplos: lago, rio, piscina, água da banheira, chuva, neve; ou até locais com água específicos, como o açude da fazendo do seu pai ou as Cataratas do Niágara.
Depois de pegar um papel e caneta, pensar bem e escrever suas respostas, confira o que cada uma indica.
Interpretação do Teste de Personalidade
Pois bem.
Sua cor favorita representa a verdade sobre como você se vê, como você vê sua própria personalidade.
O animal representa o seu parceiro ideal, ou seja, tudo o que você deseja que seja o seu companheiro de vida.
A forma da água representa a percepção que você tem de sua própria sexualidade e a sua atitude em relação ao sexo. E como o sexo é a fonte da vida, em correlação esta resposta diz muito sobre sua atitude perante a vida.
E aí? Surpreendida com o resultado? Fecha bem certinho, né?
Quer saber de uma história bem engraçada da aplicação deste questionário? Senta que vou te contar.
A História da Borboleta

Teal Swan, uma influenciadora e autora americana, tem um vídeo famoso na Internet contando sobre quando aplicou parte deste questionário.
Eis que Teal estava em um primeiro encontro e, muito esperta (meninas, peguemos esta dica) e aparentemente despretensiosa, fez a segunda pergunta ao cara, ou seja, perguntou sobre o animal favorito dele.
E sabe o que o cidadão respondeu?
Borboleta!
“É mesmo, borboleta? Mas por que borboleta?”, quis saber ela.
Então ele respondeu:
“Haja o que houver, borboletas são sempre lindas. E o que eu realmente amo neles é que parece que a maioria das borboletas nunca está por perto quando você não quer que elas estejam em volta. Elas aparecem apenas nos momentos perfeitos.”
E espera que isso fica muito melhor:
“Os outros animais, como cachorros e gatos, são muito barulhentos. Mas as borboletas estão sempre em silêncio.”
E foi assim que Teal encerrou o encontro.
Espero que tenham gostado e se divertido com esse teste! Se for assim, compartilhe-o com suas amigas e seus amigos ou então me convide para um café com bolo.